Acontecimentos importantes do dia 20 de dezembro.
1582 – A França adopta o calendário Gregoriano.
1694 - Frederico de Brandeburgo reconquista Schwfibus para o Sacro Império Romano.
1712 - Os Suecos derrotam os Dinamarqueses em Gadebusch, na Polónia.
1830 - Na conferência de Londres, a Grã-Bretanha, a França, a Áustria, a Prússia e a Rússia aceitam a separação da Bélgica em relação à Holanda.
1912 - Inicia-se a conferência de paz de Londres entre a Turquia e os Estados Balcânicos.
1922 – Catorze Repúblicas da Rússia passam a constituir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
1954 - A França envia 20 mil soldados para à Argélia.
1957 – Inaugura-se à Agência Europeia de Energia Nuclear.
1960 - Funda-se a Frente de Libertação do Vietname do Sul, que inicia a luta armada contra a invasão norte-americana. - Morre, em Nova Iorque, o escritor norte-americano John Steinbeck, prémio Nobel da literatura em 1962.
1970 - Wladyslaw Gomulka demite-se da chefia do Partido Comunista Polaco, depois de uma semana de manifestações e tumultos contra o aumento dos produtos alimentares.
1976 - Yitzahk Rabin demite-se de Primeiro-Ministro de Israel ao perder o apoio da maioria parlamentar.
1978 - Aviões israelitas bombardeiam três campos palestinianos no Sul do Líbano, em retaliação de ataques lançados ao longo da fronteira.
1983 - No final da quarta conferência dos cinco países africanos de expressão portuguesa, a decorrer em Bissau, os Presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe exortam o governo de Lisboa a assumir integralmente as suas responsabilidades históricas, jurídicas e políticas em relação a questão de Timor Leste. - Por 14 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção o Conselho de Segurança da ONU aprova uma resolução exigindo a retirada imediata das tropas sul-africanas de Angola.
1984 - O Líder Líbio Moammar Khadafy afirma que Ceuta e Melilla, enclaves espanhóis no Norte de África, são cidades árabes, o que suscita, da parte do governo de Madrid, uma imediata declaração reiterando que as duas cidades são territórios espanhóis.
1987 - Morrem cerca de 1.500 Pessoas no mais grave desastre marítimo (em tempo de paz) depois do “Titanic”, quando um “ferry boat” se incendiou e afundou depois de chocar com um petroleiro nas águas ao Sul de Manila.
1988 - O Conselho de Segurança cria a Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola "Unavem" para inspeccionar a retirada das tropas cubanas.
1989 - Os EUA desencadeiam uma ofensiva militar no Panamá, invocando a necessidade de capturar o general António Noriega, acusado, pelos Estados Unidos, de tráfico de droga. - Alastram a vários pontos da Roménia os confrontos entre manifestantes e forças policiais e militares, enquanto Ceausescu declara o estado de emergência em Timisoara.
1990 - O Ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS, Eduard Chevardnaze, demite-se, protestando contra o que definiu como perigo da instalação de uma ditadura no país- Reúne-se, em Berlim, pela primeira vez, o parlamento da Alemanha Reunificada.
1991 - A actriz italiana Sophia Loren recebe, em França, das mãos de François Mitterrand, a legião de honra
1992 - O angolano Joaquim Pinto de Andrade recebe, em Lisboa (Portugal), o prémio “Pax Christi Internacional”
1994 - O exército Russo desencadeia um violento ataque contra Grozni, capital da Tchetchénia
1996 - Morre o astrónomo norte-americano Carl Sagan aos 62 anos idade.
2007- O JOÃO ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO! PARABÉNS JOÃO!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quantos acontecimentos importantes.
Mas, sem duvidas, o mais importante está ali, no final.
rs
Carol, obrigado mesmo.
Ja é o segundo post que você faz falando do meu aniversário.
Brigadão =)
E passa a grana =|
Fiquei traumatizado com isso agora.
Beijão Carol.
Postar um comentário